quarta-feira, 20 de março de 2013

ONDE, AONDE ou DONDE?

ONDE...AONDE...DONDE?
É uma pergunta muito frequente...a resposta é bem simples!

Veja este vídeo curtinho do professor Pasquale tirando esta dúvida.


"Aonde" aparece nas frases cujo verbo exprime movimento em direção a algum lugar, como por exemplo "aonde você vai? "Usamos 'aonde', porque as pessoas vão 'a' algum lugar. Se usarmos o verbo 'morar' a situação será outra: as pessoas moram 'em' algum lugar. Nesse caso, usamos a forma 'onde', sem o 'a' inicial: "Onde você mora?". Para indicar o 'lugar em que', usamos 'onde'; para indicar o 'lugar a que', usamos 'aonde'.
Existe ainda a forma "donde", que resulta da contração da preposição "de" com o advérbio "onde". A contração não é obrigatória nesse caso, por isso pode aparecer também a construção "de onde", grafada em duas palavras.

OBS.: Onde somente deve ser empregado para designar locais físicos, ou seja, não pode ser usado em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que.


No português clássico "onde" e "aonde" tinham o mesmo significado, de fato  muitas pessoas não diferenciam as duas palavras. É como podemos observar na música de Cidade Negra "Onde você mora".

Cê vai chegar em casa
Eu quero abrir a porta
Aonde você mora?
Aonde você foi morar?
Aonde foi?
Não quero estar de fora
Aonde esta você?
Eu tive que ir embora
Mesmo querendo ficar
Agora eu sei


http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u385624.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/como-saber-quando-correto-usar-onde-aonde-496241.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?